terça-feira, 7 de setembro de 2010

Consolada por Neruda

Ainda estou me acostumando com essa história de escrever aqui assim, pra todo mundo ver. Para quem estava acostumada a escrever em caderninhos pessoais que ninguém lê, no palm ou no celular, ainda é muito estranho pensar que alguém vai ler o que escrevi, me sinto exposta.
Mas, enfim, hoje estava eu aqui fazendo um apanhado na minha pasta de poesias e encontrei um poema de Pablo Neruda. Seus versos ecoaram dentro de mim, fizeram um enorme barulho...foi a escolha perfeita, a leitura que caiu como uma luva em meu estado de espírito. Mas o melhor de tudo foi o consolo do final: sim, é sempre melhor ter vivido! Yes, I'd rather hurt than feel nothing at all! (da música Need you now, Lady Anthebellum).
E aí vai o referido poema (e eu fujo mais uma vez de colocar um meu...hehehe...mas esse dia vai chegar!):


Saudade é solidão acompanhada,
É quando o amor ainda não
foi embora, mas o amado já...
Saudade é amar um passado que ainda não passou,
É recusar um presente que nos machuca, é nao ver o futuro que nos convida...
Saudade é sentir que existe o que nao existe mais...
Saudade é o inferno dos que perderam,
É a dor dos que ficaram para trás,
É o gosto de morte na boca dos que continuam...
Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade:
aquela que nunca amou.
E esse é o maior dos sofrimentos:
não ter por quem sentir saudades,
passar pela vida e nao viver.
O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário